No âmbito das comemorações dos seus 25 anos, a Escola Profissional de Almada - EPA - em parceria com o Centro de Formação de Professores do Concelho de Almada - AlmadaForma - promovem o Seminário “Ensino-aprendizagem: que desafios para o século XXI?”, que ocorrerá no dia 20 de abril de 2017, quinta-feira, com início às 08:45h, no Hotel Costa da Caparica, sala Caparica B.

Estamos atualmente a preparar alunos para trabalhos que ainda não existem ... que usarão tecnologia que ainda não foi inventada ... de forma a solucionar problemas que desconhecemos.Fisch and McLeod

Os avanços tecnológicos que se processam, cada vez a um ritmo mais rápido, estão a provocar mudanças profundas em todos os aspetos da vida humana. Não podemos ignorar que a Educação não está imune a esta mudança. Só aceitando e incorporando essa mudança é que a Educação poderá continuar a ser o pilar fundamental do desenvolvimento humano.

Assim, os principais objetivos desta iniciativa são:

  • Refletir acerca da realidade da Escola do século XXI
  • Verificar a necessidade de alteração dos papéis de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Reconhecer os desafios que a atual prática docente enfrenta;
  • Constatar a existência de novos ambientes educativos;
  • Contribuir para o desenvolvimento das literacias da educação em sala de aula;
  • Refletir sobre a aplicação de novas metodologias no desenvolvimento das competências do século XXI.

 Neste sentido, contamos com a presença de oradores de excelência cujos saberes e experiências na área da educação se revelam uma mais valia para o cumprimento dos nossos objetivos.

Este seminário integra uma ação de curta duração (ACD) com a duração de 6h reconhecida pelo Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada, ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio

Formadora: Mestre Liliete Santos

 

20 de abril

8:45h

Hotel Costa da Caparica

sala Caparica B