<

joao_costa

>

JOÃO COSTA

Doutor em Linguística, pela Universidade de Leiden Holanda, é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Licenciou-se em Linguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi presidente da Associação Europeia de Estudantes de Linguística (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística, e lecionou em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha e Holanda.

Até novembro de 2015 foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo deixado este cargo para ocupar o de Secretário de Estado da Educação. É membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.

A sua produção científica conta com inúmeros artigos de produção nacional e internacional, destacando-se como investigador, o que lhe valeu em 1998 o Prémio de Investigação da Associação Portuguesa de Linguística, Associação Portuguesa de Linguística e em 2012 o Prémio de Internacionalização da Investigação Científica Santander, Banco Santander/FCSH.