<

joao_couvaneiro

>

JOÃO COUVANEIRO

João Couvaneiro é Professor de História, Investigador de História Contemporânea e Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP. 

Possui licenciatura, mestrado e doutoramento em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo ainda investigador do Centro de História da mesma universidade. Da sua experiência profissional destacam-se os cargos de Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Almada, onde lecionou desde 1996, em numerosos cursos, com destaque para os de formação de educadores e professores. Para além disso, coordenou o Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa entre 2011 e 2012, colaborou com a Universidade Aberta, foi professor no Agrupamento de Escolas António Augusto Louro, St. Peter’s International School e no Colégio dos Plátanos. Também foi conselheiro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Miradouro de Alfazina, do Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica e do Conselho Local de Ação Social de Almada. Até há pouco tempo desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos no Gabinete do Secretário de Estado da Educação.

Destaca-se ainda como autor de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Integra a equipa editorial do "Dicionário de Historiadores Portugueses" e tem colaborado como revisor com diversas publicações. A sua experiência na área educativa e o gosto pela área tecnológica fazem com que seja frequentemente requisitado como consultor e formador de numerosos estabelecimentos de ensino para a integração das tecnologias nos processos de aprendizagem.

Em 2015 foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2016 foi integrado, pela Varkey Foundation, no ranking dos 50 melhores professores de entre mais de 20.000 candidaturas provenientes de mais de 179 países, estando nomeado para o prémio que é considerado o “Nobel da Educação”.