O Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma foi criado através do despacho n.º 18039/20086, 07/ 2008, Ministério de Educação, julho de 2008, em consequência da extinção dos centros existentes, a nível nacional. Constituiu-se, desta forma, como o herdeiro privilegiado do património de formação contínua construído pelos pioneiros Centros de Formação de Associação de Escolas - Almada-Ocidental (Proformar) e Almada – Oriental (Almada -Tejo), em Almada, no período compreendido entre 1993 a 2008.

 O Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma é uma entidade formadora com estatuto, competências, constituição e as regras de funcionamento estabelecidos em Decreto-Lei n.º 127/2015 de 7 de julho (Artigo 12.º). Tem sede na Escola Secundária do Monte de Caparica, Agrupamento de Escolas de Caparica, Almada. Centra a sua ação na formação contínua dos profissionais da educação, docentes e não docentes, das escolas públicas e privadas associadas, do concelho de Almada, no total de 3200 destinatários. Visa a valorização dos agentes educativos, a qualificação profissional e organizacional, com particular enfoque na qualidade do serviço público prestado pelas escolas, nomeadamente, no que concerne ao processo de ensino/ aprendizagem e à consequente melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares.

 Missão: Ser parceiro privilegiado do sistema educativo, ser parte ativa e envolvida na co-construção de dispositivos de formação contínua centrados nas escolas, com vista a: corresponder em tempo e qualidade à satisfação das prioridades formativas, decorrentes das demandas do sistema central e dos projetos educativos das escolas e planos de formação; valorizar os desempenhos profissionais, organizacionais e escolares e a promoção estratégica de ambientes favoráveis à melhoria do processo ensino-aprendizagem; contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos intervenientes no ato educativo.

 Visão: Holística, inclusiva e de cidadania democrática, orientada por princípios de valorização da pessoa, da escola, dos sistemas de educação e de formação, do conhecimento e inovação, sustentada em redes e parcerias de excelência, em comunidades colaborativas de aprendizagem, na interação virtuosa de políticas educativas e formativas, de âmbito local, nacional e internacional, por via de projetos e experiências glocalmente construídos, na diversidade de contextos e de pontos de vista, promotores de sentido educacional.

 Compromissos: estratégicos em parceria com as escolas, com a comunidade educativa, enquanto “organizações aprendentes”, no sentido dos seus “processos”, co-responsáveis na definição do futuro coletivo, protagonizando uma educação e formação significativas, em processos de contemporaneidade, enformados por valores humanistas.

 Fazer acontecer o futuro educacional marcado pela reflexividade, pela criatividade, pela inovação, pelo conhecimento e pelo desenvolvimento promovendo a qualidade dos processos formativos, no Quadro da Estratégia Europa 2020, através de estabelecimento de parcerias locais, nacionais e internacionais, com o Ministério da Educação e Ciência, com instituições do ensino superior, associações profissionais de ensino, autarquias, centros de formação profissional e de associação de escolas, empresas e outras instituições de educação, cultura e ciência numa linha de qualificação ao longo da vida.

Contactos

Escola Secundária do Monte de Caparica
Rua Projectada V à Rua da Urraca
2825-105 Almada

Telefone: 212946508
Telemóvel: 964851042

E-mail: almadaforma@aecaparica.pt