Constituída em 16 de Outubro de 1992 por contrato-programa com o Ministério da Educação, a Escola Profissional de Almada (EPA) assume-se como fator de desenvolvimento local e regional e exerce a sua atividade em áreas formativas onde a escassez de oferta é manifesta.

A nossa visão

Ter uma oferta formativa diversificada, de qualidade reconhecida, que responda aos desafios colocados pelo mercado de trabalho e pelos vários públicos, e que promova a formação integral do aluno, em conhecimentos, competências e valores, fomentando a capacidade de autoaprendizagem, a adaptabilidade à mudança e uma boa integração social.

Num esforço de atualização tecnológica a EPA tem realizado investimentos em modernos equipamentos nas diferentes áreas de formação, dando deste modo o seu contributo para o objetivo nacional de melhoria das qualificações dos portugueses

Neste sentido, em junho de 2016, foi lançado o desafio a um grupo de professores da EPA para adotarem uma nova metodologia em sala de aula por forma a melhor conseguirem responder aos desafios colocados por aquelas que são a escola e a sociedade do século XXI, encarando o currículo escolar de um ponto de vista menos tradicional.

Assim, a EPA criou o Laboratório de Inovação e Aprendizagem (LIA), inspirado na Sala de Aula do Futuro e inaugurado a 14 de setembro de 2016, pelo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor. Deste espaço usufruem os alunos dos cursos profissionais, que trabalham por projeto ou IBL, multidisciplinarmente, adquirindo não só competências no âmbito da literacia digital e da literacia para os media, mas também a capacidade de trabalhar autónoma e colaborativamente.

Embora a maioria das atividades letivas continuem a decorrer em sala de aula, onde a utilização de portáteis e telemóveis começou a ser comum, boa parte do trabalho que os alunos desenvolvem acontece no LIA, onde podem fazer pesquisas e apresentações, discutir ideias, produzir e editar as suas próprias filmagens, realizar workshops, entre muitas outras atividades.

Av. Aliança Povo-MFA, Margueira
2800-253 ALMADA
(Frente aos estaleiros da Lisnave)

Telefone: 212 739 280 / 1
Fax: 212 739 289
E-mail: geral@epalmada.pt